image

Município de Almada

DNE Câmara Municipal de almada

Sabe o que o Município de Almada tem para conhecer e visitar? Fizemos um levantamento. Saiba o que descobrimos.

Almada

Almada é uma cidade portuguesa de grande história e tradição. Com uma área urbana de 13,98 km² e em 2021 contava com 88.202 habitantes, o que a torna a décima maior cidade do país.

Almada foi elevada à categoria de cidade em 1973, tendo recebido foral de Dom Sancho I em 1190, sendo uma das mais antigas divisões administrativas da Área Metropolitana de Lisboa, com Lisboa, Sintra e Palmela.

Está localizada no quadrante norte-ocidental da Península de Setúbal, e tem ao seu redor os concelhos do Seixal e Sesimbra, além de Cacilhas, situada como a localidade mais setentrional do município.

Genuinamente português, no Concelho de Almada, encontra vestígios arqueológicos muito anteriores à própria criação de Portugal como país.

Apresenta um património edificado diversificado, constituído por elementos que vão desde património urbanísticopatrimónio religioso, património militar, arqueologia industrial e a natureza.

 

Estas características tornam Almada num local único, não só na beleza, mas também na grande riqueza histórica e cultural.

Por meio de cada elemento conseguimos viajar a tempos idos e compreender melhor a sua evolução até agora, perspetivando-se a importância que este território teve, tem e terá no desenvolvimento económico, social e cultural, não só no contexto local, mas também regional e nacional.

 Descubra o que Almada tem para lhe oferecer, quer seja um residente ou visitante. Desfrute das praias, da natureza, dos parques urbanos, dos jardins, do património urbano, dos espaços naturais, da cultura e da beleza do Rio Tejo.

Aproveite Rotas Temáticas para descobrir por seu conta os encantos desta terra milenar. Deixe-se surpreender com a natureza, paisagens deslumbrantes, património e as pessoas. Saboreie os segredos desta terra cheia de história.

Conta com 5 freguesias, cada uma com bonitos pontos de interesse. Conheça em cada uma, o que mais tem de bonito para conhecer e visitar: 

    – União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

    – União das Freguesias de Caparica e Trafaria

    – União das Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda

    – Freguesia da Costa de Caparica

    – União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó

Grupo DNEmpresas

Margem Sul

Almada

Seixal

Exclusivos