Roteiro de Almada, a história

Fundador

António Rodrigues Alves

António Alves-A

O ROTEIRO DE ALMADA, surgiu pela primeira vez no Concelho de Almada a meio do ano de 1966. Na altura com a designação de GUIA ROTEIRO COMERCIAL TELEFÓNICO DE ALMADA, onde inicialmente apenas abrangia Almada, Cova da Piedade e Cacilhas.

Com o passar dos anos e com o apoio dos comerciantes, foi se expandindo pelo restante concelho, adotando já a designação de GUIA-ROTEIRO COMERCIAL DE ALMADA.
Em 1995, com a morte do fundador, as herdeiras tomaram posse do mesmo. Já em 2004, sofreu uma nova mudança de proprietário e assumindo o nome final de ROTEIRO DE ALMADA.
Desde aí com muito esforço e continuando a contar com o apoio e confiança dos comerciantes do Concelho de Almada, o ROTEIRO DE ALMADA, continuou a ser a única entidade a fazer a divulgação de todo o comércio, mapas completos e arruamentos do concelho, sempre de forma independente da Câmara Municipal de Almada.

Em 2017, assumiu uma nova dinâmica e apostando mais fortemente na Internet, com um novo diretório onde inclui o todo o comércio, atualizado constantemente nas próprias ruas, os mapas completos e os arruamentos de todas as freguesias de Almada.
Pela primeira vez a edição de papel do ROTEIRO DE ALMADA, apareceu em edição digital (livro eletrónico – e-book), anexada ao diretório e ficando ao alcance de todos.

Sempre trabalhando com uma total falta de apoio da CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA, onde a única colaboração que o ROTEIRO DE ALMADA teve da Câmara Municipal ao longo dos 50 anos de existência, foi uma publicidade na capa de trás, paga a preços reduzidos e as fotocópias dos editais das novas ruas para que pudéssemos inserir nos nossos mapas, pedindo, em contrapartida, vários exemplares grátis da edição para os diversos gabinetes.

Em 2017, após a posse da Sra.ª Inês de Medeiros, o Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Almada resolveu rescindir o único elo ligação, anulando a publicidade que já tinha há 28 anos na nossa edição, continuando, no entanto, o ROTEIRO DE ALMADA a ser recomendado pelos funcionários da mesma como sendo a entidade que fornece os mapas do concelho e os arruamentos, cada vez que um residente os solicita.

Em 2019 o ROTEIRO DE ALMADA passou a fazer parte do grupo DNEmpresas com ROTEIRO DO SEIXAL

edições do Roteiro de Almada ao longo dos anos